O Professor que lecciona esta disciplina é a professora Teresa Gonçalves. Os objectivos da sua disciplina são:
Carga horária semanal: 2h15
No final deste ano resolvi por bem fazer uma reflexão de como a disciplina de história ao fim de todos estes anos me foi útil para o meu futuro e para poder viver melhor em sociedade, por deixo aqui um pequeno texto...
Como eu vejo a história
À medida que vamos crescendo, vamos interpretando os diversos momentos da nossa vida de forma diferente, com mais maturidade.
Penso que este ano, foi dos anos, em que a História, teve mais importância nas escolhas que fiz e nos objectivos que vou seguir no futuro. Acho que isto também se deve ao facto de ser um pouco mais velha e começar a ver o mundo com outros olhos.
Uma das matérias que mais me marcou este ano foi a 2ª Guerra Mundial. Este tema foi um dos que mais me sensibilizou, pois ver que todos os esforços que tinham sido feitos anteriormente para se poder construir uma sociedade melhor, foram banalizados, destruídos.
Em época de Guerra nada se respeita, tudo aquilo que é diferente do que se considera “a normalidade” é desprezado e com elevadas represálias. Pessoas com opiniões diferentes, raças diferentes, gostos diferentes, eram mortas, escravizadas, passavam a bichos e todos aqueles que tentassem ajudar, iam pelo mesmo caminho… Um cenário chocante e arrebatador mas que era a pura das realidades.
Outra das vertentes que mais me chocou, ainda neste tema das guerras foi perceber que neste ambiente, quem mais acaba por sofrer não são os militares mas sim os civis, que acabam por perder as suas famílias, as suas casas e tudo o que constroem durante uma vida inteira. Isto sensibilizou-me muito, por isso gostaria de um dia, fazer voluntariado. Ir para um país que estivesse em guerra ou sofrido de uma catástrofe natural ou simplesmente que precisasse de ajuda para puder ajudar, naquilo que estivesse ao meu alcance. Por agora, mantenho-me em Portugal e a ajudar quem precisa, que infelizmente ainda é um grande contingente de pessoas.
Outro dos temas abordados que achei que me vai ser útil para o futuro é a Grande Depressão ou as crises económicas, no geral. Este tema permitiu-me ter algumas noções de economia e perceber quais os contornos de uma crise e de como se poderá resolver. Com este tema, passei a perceber melhor a situação do nosso país e se no futuro, isto piorar, estou alertada para possíveis medidas que já deviam ter sido tomadas, para não dependermos de outros. Visto que se cada um controlar o que tem e ao mesmo trabalharmos com um objectivo comum, dinamizar a economia, a crise é ultrapassada mais facilmente. Assim, este tema despertou-me algum interesse para fazer uma pós-graduação em gestão, não só para poder gerir melhor possíveis negócios mas para quem sabe um dia ajudar a resolver possíveis crises nacionais ou até mesmo internacionais.
Um valor que a história me passou, ainda este ano, foi o valor da pátria, da união. Aprendi que se todos tivermos unidos e trabalharmos para o mesmo objectivo, todos os males são ultrapassados. Como foi o caso do Japão (Milagre Japonês), onde uma cultura disciplinada, obediente e muito trabalhadora conseguiu ultrapassar o grande trauma das bombas atómicas e ainda crescer exponencialmente. Existiu também o caso de todos os países que tiveram ditaduras, que muitas das vezes foram derrubadas pelo poder do povo e dos militares, todos juntos. Assim posso afirmar que a união faz a força.
Ao longo de todos estes anos que tive história considero que foram muito importantes, mais que não seja para fazer actividades banais do dia-a-dia, como ler. A história possibilitou-me a capacidade de compreender melhor romances históricos e literatura moderna, até no seu sentido mais abstracto.
Assim concluo que ao estudarmos o passado, a História conseguimos compreender melhor o presente e o futuro.